segunda-feira, 13 de maio de 2019

Tudo que você precisa saber antes de comprar um smartwatch

Conheça os relógios inteligentes e saiba como eles podem facilitar o seu dia a dia


Os smartwatches são relógios inteligentes que servem, de maneira geral, para integrar relógio e smartphone em um único dispositivo. Ou seja, eles não são apenas acessórios para se ver as horas, mas também para facilitar o dia a dia do usuário.
Mas não confunda smartwatch com smartband. Enquanto os primeiros são relógios inteligentes que se conectam a outros aparelhos, como os smartphones por exemplo, para aumentar as funcionalidades dos aplicativos, os smartbands são voltados normalmente para o público fitness e trazem funções bem distintas, como contagem de passos, medição de batimentos cardíacos e cálculo de distâncias percorridas.
Um ponto interessante é que, com o relógio inteligente integrado ao smartphone, é possível receber notificações das redes sociais, ler um SMS e até mesmo atender ligações, mesmo que o smartphone não esteja ao alcance das mãos. As funcionalidades dependem do modelo de smartwatch, no entanto, tais funções podem ser encontrada na maioria dos modelos.
Se você está decidido a comprar um relógio inteligente, o ideal é que você conheça um pouco mais sobre o produto, a fim de descobrir qual o modelo que se encaixa nas suas necessidades. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você com essa decisão. Vamos lá!

Design e conforto


O design dos smartwatches pode ser quadrado, redondo, ou similar a uma pulseira, como o Samsung Gear Fit. E ainda tem modelos de smartwatch com tela touchscreen.
Um diferencial bem interessante nos smartwatches é o design moderno, o conforto e o fácil acesso às funcionalidades do dispositivo. A tela dos dispositivos vestíveis é bem fácil de usar. Os botões ficam dispostos estrategicamente para evitar malabarismos na hora de acessar as funções do aparelho, afinal, não adianta um dispositivo com design moderno e bonito e com botões físicos de difícil acesso.
Outro ponto importante é o modo como as telas são construídas. Nesse ponto, uma dica é evitar modelos de displays com molduras externas, pois podem dificultar a navegação pelos aplicativos.
Um detalhe bem interessante dos relógios inteligentes é a possibilidade de personalização. É possível escolher um design plástico, de metal ou até de ouro na hora da compra. Isso sem falar das pulseiras de diferentes materiais e cores para combinar com a roupa que você estiver usando no dia.

Smartwatch + Smartphone


Os smartwatches normalmente dependem dos smartphones para diversas funções. Por isso, antes de comprar o seu dispositivo, é importante conferir quais são as compatibilidades do aparelho. O Apple Watch, por exemplo, funciona apenas com os iPhones mais recentes. Se você tem um Android ou um iPhone antigo, pode esquecer, eles não são compatíveis!
Quando falamos de recursos especiais nos smartwatches, é importante analisar o sistema operacional (já que isso reflete diretamente na compatibilidade dos aparelhos), além das aplicações de hardware do dispositivo. Fique sempre atento às funcionalidades que o aparelho traz e que independem do sistema operacional do celular.

Interface touch ou de botões


Os displays sensíveis ao toque ganharam espaço no mundo dos relógios inteligentes. No entanto, se você curte um design mais old-school, existem modelos com botões físicos bem interessantes, além de serem mais baratos.
É bom lembrar que os modelos com telas sensíveis ao toque não funcionam quando molhadas ou se você estiver usando luvas. Avalie esses detalhes ao escolher o seu smartwatch, pois existem modelos de toque, modelos de botões e modelos mistos.

Recursos especiais


Alguns recursos podem ser analisados como diferencial na hora da compra. Um dos recursos mais importantes é o GPS integrado, que dispensa os smartphones para fazer medições de exercícios físicos. Os relatórios continuam sendo realizados sem qualquer problema e a sincronização ocorre quando uma conexão Wi-Fi ou Bluetooth é encontrada.
Outra dica: Já pensou pegar uma chuva com seu smartwatch? Muita gente não pensa nisso, mas é vital que os aparelhos sejam à prova d’água.

Atenção na hora da compra


Antes da compra, verifique se seu smartphone vai poder executar as funções de conexão com o smartwatch. Caso contrário, você pode acabar adquirindo um relógio muito caro ou tendo que comprar um novo celular para aproveitar todos os benefícios disponíveis.

Preços


Certamente, o que mais pesa na hora da escolha é o valor salgado dos smartwatches. A tendência é que o aparelho fique mais barato, na medida em que o produto se populariza. Mas, por enquanto, os modelos disponíveis no mercado são um pouco caros, em torno de R$1.500, mas já trazem muitas funcionalidades para facilitar o seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário