quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Fiscalização de velocidade média de veículos em SP entra em vigor nesta quarta-feira

Medida tem caráter educativo e vai flagrar motoristas que freiam em cima de passar por radar 

 
 
 
Motoristas que só reduzem velocidade em radares começam a ser identificados
Motoristas que só reduzem velocidade em radares começam a ser identificados
Começa a funcionar nesta quarta-feira (1º) o sistema de fiscalização de velocidade média em algumas vias de São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai fiscalizar o tempo e a velocidade em que um carro percorre de um ponto a outro. A medida tem como objetivo combater o hábito que alguns condutores têm de tirar o pé do acelerador apenas quando estão perto dos radares. A nova medição não vai gerar multas por se tratar de uma ação educativa.
Os radares estarão posicionados nas avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna.
 
Veja como funciona o sistema de radar de velocidade média em São Paulo (Foto: Alexandre Mauro/G1)Veja como funciona o sistema de radar de velocidade média em São Paulo (Foto: Alexandre Mauro/G1)
Veja como funciona o sistema de radar de velocidade média em São Paulo (Foto: Alexandre Mauro/G1)
“O cálculo da velocidade média é feito por radares existentes nas vias. Assim que o motorista passar pelo primeiro aparelho, o horário e a velocidade são registrados pelo equipamento. Se o condutor alcançar o segundo radar mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho dentro da velocidade máxima permitida, o motorista será advertido, via correspondência”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
Como a legislação federal não permite a aplicação de multas com esse tipo de fiscalização, os motoristas que forem flagrados apenas receberão uma carta notificando o excesso de velocidade. Não haverá multa nem pontos na carteira nacional de habilitação.
Os radares, porém, seguirão multando quem for flagrado acima da velocidade permitida.
A implantação desse tipo de fiscalização vinha sendo estudado desde a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD): em 2012 houve um projeto piloto no Corredor Norte-Sul (que abrange as avenidas Washington Luís, Moreira Guimarães, Rubem Berta e 23 de Maio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário