DJI apresenta primeiro drone do mundo controlado por gestos das mãos
O Spark é o novo drone da DJI e tem como principal diferencial a capacidade de ser controlado por gestos. O drone também oferece suporte aos métodos mais tradicionais de pilotagem, com celulares e controles remoto sem fio.
Desenvolvido para ser mais barato e fácil de controlar do que os Phantom, que possuem um apelo mais profissional, o Spark pode decolar da palma da mão do usuário e interpretar gestos como comandos, algo que o diferencia de outros aparelhos da marca, dependentes de controles remotos e smartphones.
A respeito dos comandos via gestos, a DJI não esclarece exatamente qual é o nível de controle que o usuário pode ter sem o uso de métodos mais tradicionais de pilotagem. Em todo caso, na hipótese de que os gestos não sejam suficientes para manobras mais caprichadas, é possível usar aplicativos da DJI para celulares, ou mesmo controles remotos da marca para assumir o comando do Spark.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Redes sociais
Mais casual do que os irmãos da linha Phantom, o Spark permite que imagens capturadas com a câmera de bordo sejam compartilhadas nas redes sociais com facilidade, sem processos de edição de vídeo e imagem. Para fazer isso, basta parear o drone com um smartphone e ter acesso a redes sem fio.
Modos de voo automatizados
Assim como outros modelos da DJI, o Spark oferece modos pré-definidos de voo, que permitem a realização de manobras complexas a partir de um único comando simplificado: há o Rocket, por exemplo, que faz o drone decolar verticalmente enquanto grava um vídeo estabilizado. Outros modos permitem a realização de movimentos recorrentes, como voos ao redor de um único ponto para facilitar a gravação de vídeos, ou execução de manobras que permitam fotos e vídeos panorâmicos.
O modo QuickShot permite que o usuário defina uma rota de voo a ser percorrida pelo Spark. Durante o trajeto, a câmera fica focada sempre num mesmo objeto, permitindo a realização de vídeos curtos.
Especificações da câmera
A câmera usada pela DJI à bordo do Spark tem sensor de 12 megapixels, no que diz respeito a fotografias, e permite gravação de vídeo a uma resolução máxima de 1080p. Segundo a DJI, a câmera tem acesso a tecnologias de estabilização ótica de imagem que eliminam tremores e resultam em vídeos com aspecto mais profissional.
Os modos de gravação são herdados dos outros drones da marca, com a adição de dois novos: no Panorâmico, a câmera ajusta sozinha foco e estabilização. No ShallowFocus, a câmera faz foco em um ponto definido, enquanto suaviza as bordas da imagem, permitindo uma composição que resulta em imagens com menor profundidade.
Velocidade e autonomia
Pequeno, o Spark não tem espaço para muita bateria e isso explica porque uma carga completa só deve manter o aparelho operando por 16 minutos. Em termos de velocidade, o Spark também não impressiona: o limite é 49 km/h.
O Spark deve entrar em comercialização no mês de junho no mercado norte-americano e europeu. No pacote mais acessível, o aparelho sai por US$ 499 (R$ 1.628 em conversão direta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário