Empresa anunciou que a bateria também vai durar mais, entre outras novidades durante a conferência Google I/O 2017
A gerente de produto Stephanie Saad Cuthbertson explicou que, no futuro sistema, a inicialização (boot) é duas vezes mais rápida do que no Android 7. Outra tecnologia de detecção de aplicativos beberrões de bateria permitirá interromper sua execução para garantir a maior duração possível para a bateria.
O Google dividiu as novidades para o Android 8 em duas categorias: experiências fluidas e recursos vitais. Acompanhe, a seguir, o que esperar da próxima versão do sistema – ainda não se sabe quando ela será liberada para as fabricantes de smartphones.
Pontos de notificação (Notification Dots)
O Android já possui a central de notificações, acessível ao arrastar o topo da tela até embaixo. Os pontos de notificação, por sua vez, terão o formato de um contador ao lado do ícone do aplicativo que passou por alguma atividade recentemente. Smartphones da Samsung (entre outras marcas) já oferecem esse tipo de notificação. O diferencial é que, ao tocar no ícone por alguns instantes, o próprio app abre uma caixa interativa com a lista de notificações.
Copiar e colar inteligente
O usuário de Android precisa tocar duas vezes em uma palavra para selecioná-la, ou então tocar nela de maneira prolongada por alguns segundos. De acordo com o Google, estudos com usuários mostram que números de telefone e nomes próprios são as informações mais copiadas e coladas no smartphone.
Com o próximo Android, o sistema vai selecionar automaticamente o endereço ou número de telefone completo. A novidade traz conveniência, pois não será mais preciso selecionar uma parte da informação e na sequência mover os seletores para frente e para trás, a fim de copiar tudo.
Outra conveniência: o Android passará a reconhecer se aquele dado se trata de um telefone, e oferecerá o app de telefone, ou se é um endereço, para oferecer a visualização do local diretamente no Google Maps.
Preenchimento automático
O navegador Chrome oferece a sincronização dos dados de login e senha. Com a chegada do Android 8, aplicativos também poderão tirar proveito da funcionalidade. Um executivo do Google mostrou a execução do aplicativo do Twitter. Ao abrir o microblog, o próprio Android perguntou se o usuário gostaria de usar um nome de usuário e senha que já estavam salvos no Chrome.
Modo PiP
Picture in Picture significa "imagem dentro da imagem". É justamente isso que o Google permitirá: que o usuário abra um vídeo no YouTube e, na sequência, reduza seu tamanho. Assim, ele pode tomar notas no Google Keep sobre as instruções em um tutorial, por exemplo. Segundo o vice-presidente de engenharia, Dave Burke, a novidade foi anunciada por "algumas coisas ainda são difíceis de fazer numa tela pequena".
Google Play Protect
Mais de 1 bilhão de dispositivos Android é escaneado diariamente em busca de vírus e outras ameaças, e um total de 50 bilhões de apps por dia também passam por essa verificação. O Google centralizou as iniciativas de segurança da Google Play Store no que chamou de Google Play Protect.
A ferramenta contará com uma central de controle onde irá informar se o smartphone apresenta algum problema de segurança. Segundo Cuthbertson, o antivírus será instalado de fábrica em todos os telefones que também contam com a loja Play.
Nenhum comentário:
Postar um comentário