sexta-feira, 22 de julho de 2016

Drone gigante de internet do Facebook ganha os céus

Aeronave com envergadura igual à de um Boeing 737 realizou seu primeiro voo funcional

Divulgação/FacebookDrone movido a energia solar vai fornecer internet a áreas remotas do planetaDivulgação/Facebook
O Facebook revelou nesta quinta-feira (21) que um de seus drones movido a energia solar completou com excelência o seu primeiro voo funcional. Em 28 de junho, o veículo aéreo não tripulado - ao qual o Facebook deu o nome de Aquila - sobrevoou a cidade de Yuma, localizada no Arizona (EUA) por 90 minutos – período três vezes maior do que o previsto inicialmente. O plano da rede social é usar uma frota com milhares destas aeronaves para levar internet acessível a centenas de milhões de pessoas nos lugares mais inóspitos do planeta.
Em comunicado, o chefe global de engenharia e infraestrutura do Facebook, Jay Parikh, diz que a equipe foi capaz de verificar a aerodinâmica, baterias, sistema de controle e outros componentes do drone com o teste. A expectativa é que nos próximos voos o veículo desempenhe velocidades maiores, em altitudes mais altas. O objetivo final é levar a aeronave a 60 mil pés.
Quando estiver pronto para ganhar o mundo, o drone será capaz de circundar uma região de até 60 milhas de diâmetro, levando conectividade a regiões do planeta com comunicações de laser e sistemas de ondas milimétricas. A aeronave é projetada para ser muito eficiente, portanto, ela pode voar por até três meses consumindo apenas 5.000 watts – a mesma potencia de três secadores de cabelo ou um microondas moderno.
"Isso vai exigir avanços significativos em ciência e engenharia. Ele também irá exigir que travalhemos em estreita colaboração com as operadoras, governos e outros parceiros para implantar essas aeronaves nas regiões onde elas vão ser mais eficazes", explicou o engenheiro.
O drone foi construído por uma equipe de especialistas das áreas aeroespacial, mecânica, de software, incluindo engenheiros, projetistas, técnicos, operadores e especialistas em logística. Os membros do time montado pelo Facebook têm experiência em empresas como NASA, Boeing, DARPA, Northrop Grumman, Royal Air Force, entre outras organizações.
Apesar de possuir uma envergadura igual à de um Boeing 737, o drone do Facebook é feito de fibras de carbono e pesa menos de 450 kg. Ele voará mais próximo do solo do que os satélites, permitindo a distribuição de um sinal forte para entregar conexões até 10 vezes mais rápidas. Todos estes elementos podem levar internet a todas as sete bilhões de pessoas que vivem no mundo. Pelo menos é o que garante o Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário