sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Como resolver a tela azul no Windows 10

'Tela azul da morte' pode acontecer durante o uso, no meio ou após uma atualização no sistema.

tela azul é um dos erros mais clássicos do sistema da Microsoft, e o Windows 10 não escapa à regra. Também conhecida como "tela azul da morte", a falha é identificada por códigos muito genéricos, que não informam a origem do problema. Por isso mesmo, a solução pode envolver diversos procedimentos, que variam principalmente de acordo com o momento em que a pane acontece.
Neste guia, o TechTudo ensina várias ações que resolvem a situação, tenha ela ocorrido durante a atualização para o Windows 10, após um update do sistema ou mesmo durante o uso. Analise as circunstâncias em que a tela azul da morte apareceu e veja como eliminar a falha para voltar a usar o computador normalmente.
 
Windows 10 mostrando a tela azul da morte? Saiba como resolver  (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 mostrando a tela azul da morte? Saiba como resolver  (Foto: Reprodução/Microsoft)
Windows 10 mostrando a tela azul da morte? Saiba como resolver (Foto: Reprodução/Microsoft)
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Durante a atualização para o Windows 10

Quando a tela azul aparece durante a atualização para o Windows 10, o processo de instalação é desfeito e o sistema volta à versão anterior. Há algumas medidas a a tomar antes de tentar atualizar o SO novamente.
1) Remova hardwares desnecessários
Desconecte todos os hardwares externos desnecessários à instalação, o que inclui itens como webcams, impressoras, monitores extras, HDs externos etc. Eles podem entrar em conflito com o sistema e causar a temida tela azul. Mantenha apenas o teclado, mouse e tela principal, caso você use um desktop. Se for um notebook, tire todos os componentes extras.
 
Desconecte periféricos e componentes desnecessários do computador antes da atualização para Windows 10 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Desconecte periféricos e componentes desnecessários do computador antes da atualização para Windows 10 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)
Desconecte periféricos e componentes desnecessários do computador antes da atualização para Windows 10 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)
 
2) Atualize os drivers
Drivers desatualizados podem causar problemas durante a instalação do sistema. Se você estiver executando a operação pelo Windows Update, o programa deverá baixar e instalar os drivers automaticamente. Mas é possível que haja erro nesse processo, ou mesmo que você não esteja utilizando a ferramenta da Microsoft, fazendo com que o Windows 10 entre em conflito com drivers desatualizados.
A saída é atualizar manualmente os drivers antes tentar instalar o Windows 10 de novo. Digite "Gerenciador de dispositivos" na busca do Windows e entre na ferramenta. Clique com o botão direito do mouse no driver possivelmente desatualizado e selecione "Atualizar driver". Na janela seguinte, entre em "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado", opção que fará a busca pelo driver mais recente na Internet.
 
Atualização de driver antes da atualização para Windows 10 pode impedir tela azul (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Atualização de driver antes da atualização para Windows 10 pode impedir tela azul (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Atualização de driver antes da atualização para Windows 10 pode impedir tela azul (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Caso a ferramenta não encontre nenhum software disponível, acesse o site da fabricante do componente e faça uma busca manual. Se você estiver querendo atualizar o driver de uma placa gráfica da Intel, por exemplo, entre no site da marca e verifique os programas liberados para o modelo instalado no seu computador.
3) Desinstale programas
Softwares antigos também podem apresentar incompatibilidade com o Windows 10 e gerar a tela da morte na atualização do sistema. Não dá para saber exatamente qual programa causa a falha, então o ideal é que você desinstale o máximo de aplicações possível. Remova tudo o que não estiver usando, principalmente os softwares mais antigos.
 
Para desinstalar um programa no Windows, abra o Painel de Controle e clique em "Desinstalar um programa". Selecione a ferramenta que você quer tirar e aperte o botão "Desinstalar". Repita a operação com todos os softwares que você julgar que podem estar originando o erro.
 
Desinstale programas antigos antes de atualizar sistema para Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desinstale programas antigos antes de atualizar sistema para Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Desinstale programas antigos antes de atualizar sistema para Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
4) Baixe novamente os arquivos de atualização
Arquivos de instalação corrompidos são outro motivo pelo qual a tela azul aparece durante a atualização. A solução consiste em baixar novamente todos os arquivos, eliminando os danificados. Se você estiver atualizando via Windows Update, poderá realizar o procedimento pela ferramenta de limpeza de disco.
Digite "limpeza de disco" no campo de busca do Windows 10 e clique no utilitário. Selecione "Windows (C:)" – ou outra unidade em que o Windows esteja instalado — e pressione "OK". Depois clique no botão "Limpar arquivos do sistema" e, novamente, selecione o diretório do Windows. Por fim, marque a caixa "Arquivos de instalação temporários do Windows" e aperte "OK" para excluir esses arquivos.
 
Exclusão de arquivos de instalação temporários do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Exclusão de arquivos de instalação temporários do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Exclusão de arquivos de instalação temporários do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
 
Após excluir os arquivos de instalação temporários do sistema, entre no Windows Update e tente fazer a atualização novamente. Caso você esteja tentando atualizar a partir de um pen drive bootável, use o Media Creation tool para baixar e reinstalar o Windows 10 mantendo seus documentos.
 
Atualização do Windows 10 com a ferramenta da Microsoft Media Creation tool  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Atualização do Windows 10 com a ferramenta da Microsoft Media Creation tool  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Atualização do Windows 10 com a ferramenta da Microsoft Media Creation tool (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
5) Formate e instale o Windows 10 do zero
Se nenhuma das dicas anteriores funcionar e seu computador continuar exibindo a tela azul durante a atualização para o Windows 10, formate o PC e faça uma instalação limpa. Para isso, você deve primeiramente acessar a página de download da Microsoft, baixar os arquivos de instalação (ISO) e depois salvá-los em um pen drive ou DVD.
Ao executar o assistente de instalação, escolha a opção de instalação "Personalizada: Instalar apenas o Windows (avançado)". Isso fará com que seu computador seja formatado, por isso é importante realizar o backup antes. Neste tutorial, o TechTudo ensina o procedimento em detalhes, com o passo a passo.
 
Instalação limpa do Windows 10 pode tirar tela azul durante atualização  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Instalação limpa do Windows 10 pode tirar tela azul durante atualização  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Instalação limpa do Windows 10 pode tirar tela azul durante atualização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
 

Depois que uma atualização foi instalada

A tela azul de morte pode começar a aparecer após uma atualização ser instalada. Nesse caso, você pode resolver o problema simplesmente desinstalando a última versão do sistema.
Se tiver acesso à area de trabalho do Windows 10, entre no Windows Update, clique em "Exibir histórico de atualizações" e depois em "Desinstalar atualizações". Confirme a operação para a desinstalação ser concluída. Caso o procedimento elimine o erro de parada, desative as atualizações automáticas no Windows 10.
 
Desinstalação de últimas atualizações no Windows 10 pelo Windows Update (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desinstalação de últimas atualizações no Windows 10 pelo Windows Update (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Desinstalação de últimas atualizações no Windows 10 pelo Windows Update (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Caso o computador seja reiniciado várias vezes pela tela azul e você não consiga chegar à área de trabalho, o sistema mostrará a ferramenta de reparo automático na inicialização. Escolha a opção "Solução de problemas", entre em "Opções avançadas" e selecione "Restauração do Sistema". Isso fará com que o Windows volte a um ponto anterior à atualização que gerou o erro.
 
Restauração do sistema a partir da ferramenta de reparo automático do Windows 10  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Restauração do sistema a partir da ferramenta de reparo automático do Windows 10  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)
Restauração do sistema a partir da ferramenta de reparo automático do Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)
 

Durante o uso do computador

É possível que a tela azul apareça de uma hora para outra, sem que o evento esteja relacionado a uma atualização. Boa parte dos procedimentos descritos no tópico "Durante a atualização para o Windows 10" pode servir também para solucionar a falha durante o uso cotidiano do PC.
Atualize os drivers, desinstale softwares pouco usados ou recém-instalados e desconecte hardwares externos e veja se o problema foi corrigido. Se nada disso funcionar, siga os passos das dicas adicionais descritas abaixo.
1) Atualize o Windows 10
Uma versão antiga do sistema pode estar gerando conflitos com componentes e outros softwares instalados. Você pode verificar se há atualizações disponíveis pelo próprio Windows Update. Basta acessar as configurações do Windows 10, entrar em "Atualização e segurança" e verificar o status de atualização. Caso haja alguma versão mais recente do sistema, clique em "Reiniciar agora" para iniciar o processo imediatamente ou defina um horário em "Agendar reinicialização".
 
Windows Update informando atualização para Windows 10 disponível  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Windows Update informando atualização para Windows 10 disponível  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Windows Update informando atualização para Windows 10 disponível (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
2) Ative ou desative a inicialização rápida
A mudança na configuração de início rápido pode gerar erros de parada, a chamada tela azul. Essa opção fica dentro no Painel de Controle, na seção "Hardware e Sons". Entrando no menu, clique em "Opções de Energia", selecione "Configurações do Sistema" e acesse o link "Escolher a função dos botões de energia".
 
Note que há uma caixa "Ligar inicialização rápida (recomendado)". Altere-a. Se ela estiver marcada, desmarque-a; caso esteja desmarcada, ative o check. Depois pressione o botão "Salvar alterações".
 
Mudança na configuração de inicialização rápida do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Mudança na configuração de inicialização rápida do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Mudança na configuração de inicialização rápida do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Notebook desliga sozinho; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário